Observação de Aves
No mar a várias milhas da costa, temos mais de 20 locais onde esta e outras aves marinhas circulam, o que nos permitiu a sua observação com 100% de sucesso nos últimos 15 anos de atividade.
Nas nossas expedições de 6 horas a várias milhas da costa, observamos habitualmente: painho de monteiro (Oceanodroma monteiroi), painho de wilson (Oceanites oceanicus), cagarro de coleira (Puffinus gravis), pardela sombria (Puffinus puffinus) e pardela pequena (Puffinus baroli).
Ocasionalmente, durante estas observações, somos contemplados com a oportunidade de observar cetáceos, nomeadamente, cachalotes (sperm whale), golfinhos (Dolphins), etc.
O painho de monteiro (Oceanodroma monteiroi) é uma das aves marinhas de observação mais cobiçada pelos observadores de aves nos Açores. De difícil observação, esta espécie possui uma plumagem castanha-escura com uma faixa branca e a cauda é bifurcada. Em voo, alterna batimentos das asas e deslizamento perto da superfície do mar o que permite a sua observação e fotografia longe da costa.
Na Ilha Terceira em terra, existem várias zonas alagadas onde observamos várias espécies migratórias.